quarta-feira, 15 de outubro de 2014

GRITANDO AO VENTO


Aécio Neves dialoga com um enorme contingente da classe média que vê nos ataques aos cerca de 40 milhões de brasileiros, que ganham salário mínimo, a fórmula ideal para melhorar seu padrão de vida. Embora muitos da classe média reacionária dependam de emprego para sobreviverem, sonham em ser grandes empreendedores e passam a raciocinar com o cérebro do mercado, ou seja, de que um brutal ataque àqueles que historicamente não têm condições de se mobilizar em defesa dos seus direitos (aposentados e dependentes de programas sociais), vai resolver seus problemas.
O principal mecanismo para conter a inflação, mas que na verdade, era para conter as mobilizações e greves, utilizados por FHC, foi o desemprego, incentivado pelos juros altos, que supostamente atrairiam investidores e resolveriam o problema. Não resolveu, mas cumpriu o papel de aplastar as lutas: quase não houve greves durante os dois mandatos de FHC.
Estes são os mecanismos que o PSDB continuará utilizando, sempre prometendo à classe média, que a alta dos juros e o desemprego são “excelentes” meios de atrair investimentos. Só quem é cego não vê que em mais de 30 anos , esta política econômica só serviu para falir países. Basta olhar para o “Primeiro Mundo” : Europa e EUA exibem taxas de desemprego recordes.
Mesmo assim, os governos neoliberais europeus não desistem deste tipo de política econômica porque isto é fundamental para manter os trabalhadores quietos, enquanto as ruas se agitam com JOVENS DESEMPREGADOS QUE GRITAM AO VENTO, mas não têm o poder de pressão de uma Greve Geral por exemplo.
O PROBLEMA NÃO É DILMA OU AÉCIO. O Problema é a falência do capitalismo e é contra ele que temos que fortalecer nossas organizações para lutar e ter condições de vencer. Neste sentido, o voto NULO é plenamente justificável.
O QUE DILMA E AÉCIO QUEREM?
NOS DERROTAR
O QUE QUEREMOS?
DERROTAR OS DOIS
E COMO QUEREMOS? Organizando os desempregados para lutarem?
Beth Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário