segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

SYRIZA VAI TER QUE NEGOCIAR PARA TER MAIORIA E ELEGER O NOVO GOVERNO DA GRÉCIA

Os limites da esquerda reformista
A Grécia está de volta na campanha eleitoral, após o fracasso no Parlamento, nesta segunda-feira (29/12), na indicação do candidato à Presidência da República escolhido pelo governo de coalizão. Eleições legislativas antecipadas foram anunciadas em um período de apenas quatro semanas. O tom das discussões sobe entre os conservadores da Nova Democracia (ND) e o principal partido da oposição de esquerda, o SYRIZA.
“O povo está determinado a pôr um fim à austeridade e memorandos. O governo Samaras já pertence ao passado”, disse Alexis Tsipras, presidente da coalizão de esquerda SYRIZA, imediatamente após a votação.
SEM MAIORIA ABSOLUTA, MUITAS NEGOCIAÇÕES.
Durante vários dias, quando parecia cada vez mais certa de que o candidato à presidência o Sr. Samaras não seria suficiente para atender os 180 votos necessários, o mundo político grego começou na batalha para essas eleições. Porque qualquer que seja o vencedor das próximas eleições, nenhuma das partes parece capaz de governar sozinha.
De acordo com pesquisas recentes, SYRIZA sempre vem em primeiro lugar com uma vantagem de entre dois e seis pontos sobre o conservador Nova Democracia (ND), isto não seria suficiente para obter uma maioria absoluta.
Syriza terá que encontrar parceiros para governar. Negociações subterrâneas começaram há várias semanas com o pequeno partido da Esquerda Democrática Fotis Kouvelis. Um acordo, em princípio, parece ter sido encontrado com a inclusão de pelo menos quatro dos dez atuais membros do Dimar em listas do SYRIZA para as eleições. Mas este acordo ainda precisa ser validado pelas instituições de ambas as partes.
Não existe possibilidade de acordos com o Partido stalinistas do KKE que se não pretende participar de acordos com o Syriza. Sendo assim, outra pista da possível coalizão seria com a direita grega como os independentes populistas (ANEL) Panos Kamenos. Muitas conversas foram realizadas nas últimas semanas entre o escritório e o Kamenos Tsipras.
Por fim, o mais novo do partido centro esquerda Para Potami (River), criado por uma estrela de televisão jornalista, pode tomar mais de 3% dos votos dos parlamentares. Seu presidente, Stavros Theodorakis, já manifestou a sua disponibilidade para cooperar com um governo liderado pelo Syriza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário