sexta-feira, 14 de agosto de 2015

O golpe nosso de cada dia

                                                                                     por Mário Medina
Enquanto a direita sangra o PT, os petistas sangram o povo pobre. Postei essa frase no meu facebook essa semana. É uma frase síntese da conjuntura no Brasil. De fato, esta tem sido a tônica das últimas semanas: Dilma acuada pela oposição golpista desferindo todo tipo de medidas neoliberalizantes pra se manter no cargo da presidência. E quem paga o pato das crises econômica e política é o trabalhador. A Agenda Brasil, por exemplo, pacote sugerido por Renan Calheiros, virá para regulamentar a terceirização,  ampliar a idade da aposentadoria e instituir a cobrança por serviços do SUS, entre outras maldades. O PDE (pprograma de defesa ao emprego), por sua vez, garante empregos, mas com salários menores, sem tirar um centavo do lucro dos patrões, tudo com dinheiro público.
Aqui destacamos nossas consignas de transição ao socialismo, com escalas móveis de horas de trabalho e salário. Ou seja, temos um programa e apontamos para uma solução classista. Que os salários aumentem de acordo com a inflação e que a jornada de trabalho seja reduzida para que todos trabalhem!
Um verdadeiro governo dos trabalhadores começaria qualquer ajuste da economia por esse pontos, garantindo o direito ao trabalho e ao salário, o direito à vida digna. A solução pra saída da crise é a diminuição da desigualdade e o aumento de oportunidades. Ao invés de financiar os patrões, Dilma deveria financiar quem a elegeu pensando num Brasil melhor, mais justo.

O golpe já vem sendo dado

O presidente da CUT chegou a dizer que, se fosse o caso, formariam trincheiras e pegariam em armas pra defender Dilma do golpe. A própria Dilma está bem na defensiva, exaltando as ``qualidades do estado democrático de direito``, acusando seus opositores de golpistas. Sim, o Brasil tem uma tradição golpista. Nossa historia é uma historia de golpes. A república foi instituída por golpe, o estado novo, a ditadura. etc
Verdade seja dita: seria legítimo que os cutistas pegassem em armas pra defender o governo democraticamente eleito. A OAB e os setores legalistas saíram em ataque ao líder cutista e este logo desconversou,  dizendo se tratar de uma figura de linguagem. Mas o perigo do golpe existe. Evidente que os riscos podem variar de acordo com a conjuntura, mas a jogada da direita é bem essa. O acordo/ barganha tácito da direita com o PT é o seguinte: vocês defendem nossas medidas que nós não o derrubamos.
Na prática o golpe já esta sendo dado, e sua principal vitima é o povo, que apesar de ter elegido o PT na esperança de se livrar dos tucanos, acabou por ter um governo que gere o sistema como os tucanos o fariam. É o chamado estelionato eleitoral, claro, mas que camufla uma perversa lógica de alternância de poder: Dilma faz as maldades, e as faz com bastante eficiência aos olhos dos banqueiros rentistas e patrões, capitaliza todo descontentamento das massas e abre espaço pra direita tradicional voltar via eleitoral.
O PT, completo refém da maquina e do PMDB, só faz papel de coitado enquanto passa todo o protagonismo político aos velhos caciques da câmara e do senado. Com seus quadros indo pra cadeia ou quase lá, não tem o que fazer, afinal a direitosa Policia Federal e o judiciário só prendem petistas. Lula que se cuide; ele bem que pode ser o medalhão que falta aos carrascos.
E o que a esquerda faz agora? Sai com os coxinhas no dia 16, endossa o pedido de impeachment da extrema direita? Ora, seria uma piada de nítido mal gosto. Esquerda que é esquerda não se deixa confundir com direita. Óbvio que mais do que ninguém estamos furiosos com os calhordas do PT, que não queremos esse governo; mas não nos peçam que façamos coro com uma turma que consegue ser ainda pior que eles. Dilma e o PT terão de se ver com as massas. Nenhum politiqueiro da direita fará isso por nós. E temos dito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário