terça-feira, 13 de outubro de 2015

Arcebispo sírio defende permanência de Assad

Há muito tempo que a Tendência Revolucionária tem defendido a permanência de Assad no governo sírio e a frente única com seu governo para a retomada de territórios conquistados pelo Estado Islâmico.

É de conhecimento de qualquer um o avanço de posições do Estado Islâmico no Iraque e na Síria, e os riscos que isso implica para a democracia e os direitos humanos O EI tem assassinado cristãos, yazidis, xiitas, e mesmo sunitas que se opõem as suas deliberações. Seus militantes tem matado com requintes de crueldade e mulheres e crianças tem sido vítimas de seus estupros. O EI é um câncer que precisa ser extirpado. 
Por tudo isso defendemos uma frente única com Assad. Após a vitória sobre o EI, a classe trabalhadora síria deverá se ver com Assad e resolver suas questões internas.

SÍRIA - Arcebispo Hindo: "palavras inquietadoras de McCain sobre os rebeldes anti-Assad armados pela Cia"


Hassaké (Agência Fides) - "O senador estadunidense John McCain protestou dizendo que os russos não estão bombardeando as posições do Estado islâmico, mas sim os rebeldes anti-Assad treinados pela Cia. Eu acho estas palavras inquietadoras. Representam uma admissão clara do fato que por trás da guerra contra Assad está também a Cia, e que se trata de um conflito apoiado por círculos de poder distantes da Síria e seus aliados no Oriente Médio". Assim, o Arcebispo sírio Jacques Behnan Hindo, na guia da arquieparquia sírio-católica de Hassaké-Nisibi comenta com a Agência Fides alguns desenvolvimentos recentes do conflito sírio, marcado pela intervenção direta de forças militares russas contra as posições das milícias jihadistas.
"A Propaganda ocidental", disse o Arcebispo Hindo, "continua falando sobre insurgentes moderados, que não existem: na galáxia de grupos armados, a do Exército Sírio Livre se encontra somente usando uma lupa. Todos os outros nomes, a parte o do Estado Islâmico (Daesh), foram transferidos ou engolidos na verdade pela Frente al-Nusra, que é o braço militar de Al-Qaeda na Síria". De acordo com o arcebispo sírio-católico, "há algo muito inquietador em tudo isso: existe uma superpotência que há 14 anos desde o dia 11 de setembro protesta porque os russos atingiram as milícias de Al-Qaeda na Síria. O que significa isso? Que agora Al-Qaeda é um aliado dos Estados Unidos somente porque na Síria tem outro nome? Mas realmente desprezam tanto a nossa inteligência e a nossa memória?"
Na entrevista à Fides, o Arcebispo Hindo repete que "a decidir se e quando Assad terá que ir embora, serão nós os sírios, e não o Daesh ou o Ocidente. E é certo que, se Assad for embora agora, a Síria se tornará como a Líbia". O Arcebispo sírio lança um alerta: "Recebemos notícias terríveis da cidade de Deir al Zor, sitiada pelo Daesh há muito tempo. Não entra mais nada na cidade, não têm mais comida e a população está literalmente morrendo de fome. É preciso fazer algo imediatamente, antes que seja tarde demais". (GV) (Agência Fides 2/10/2015).

Fonte: Fides

Nenhum comentário:

Postar um comentário