domingo, 2 de fevereiro de 2014

IRRESPONSABILIDADE DO SISTEMA FINANCEIRO DOS EUA ESTÁ LEVANDO A ECONOMIA GLOBAL À BANCARROTA

 Metade da economia mundial se encontra numa armadilha de deflação. O Fundo Monetário Internacional diz que as probabilidades, agora, são muito altas. Estados Unidos e China concluíram que as BOLHAS DE ATIVOS ESTÃO SE TORNANDO UM PERIGO CADA VEZ MAIOR.

O FATO É QUE A TURBULÊNCIA ESTÁ ATINGI...NDO OS SISTEMAS FINANCEIROS DAS CHAMADAS ECONOMIAS "EMERGENTES" como Brasil, Rússia, China, Índia, África do Sul, Turquia que estão sendo obrigadas a pisarem no freio. Os resultados são imprevisíveis. MUITOS ANALISTAS CONSIDERAM QUE ATINGIMOS O PONTO DE VIRAGEM NA ECONOMIA GLOBAL.

O EXEMPLO BRASIL: uma parte desse dinheiro liberado pelo FED ( Banco Central dos EUA) para socorrer bancos, veio para cá em busca de maiores lucros, pois os preços das ações e os juros subiram no país, aumentando a taxas de retorno para os investidores. Agora, a bolha começou a desinflar e capitais voláteis estão correndo em busca de portos mais seguros e o aumento da taxa de juros nos EUA funciona como um atrativo a mais.

E o que o Banco Central e Ministério da Fazenda, do Brasil, fazem? Aumentam a taxa de juros para impedir a fuga de capitais. Um tiro no pé.
Em uma entrevista ao Financial Times, o chefe de mercados emergentes economista da Capital Economics, Neil Shearing ,disse que as moedas continuaram a enfraquecer, mesmo nos países que aumentaram as taxas de juros,  o que aumenta a perspectiva de uma nova e preocupante fase da recente turbulência nos mercados financeiros, na qual OS GOVERNOS FICAM SITIADOS, INCAPAZES DE DEFENDER SUAS MOEDAS.

O FED injetou, desde 2008, A ESPANTOSA QUANTIA DE 1 TRILHÃO POR ANO nos bancos centrais ao redor do mundo, enquanto manteve as taxas de juros dos EUA próximas a zero. Dessa forma ele afastou a distância entre a emissão de dinheiro e a base produtiva da economia mundial.

De acordo com o um ex-secretário assistente do Tesouro dos EUA para Política Econômica, Paul Craig Roberts , atualmente, a DUMA RUSSA ESTÁ DISCUTINDO UMA LEGISLAÇÃO PARA ELIMINAR O USO E A PRESENÇA DO DÓLAR NORTE-AMERICANO NO PAÍS. Outros países estão se movendo para longe do dólar. Recentemente, o banco central nigeriano reduziu suas reservas em dólar e aumentou sua participação de yuan chinês. Zimbabwe, que estava usando o dólar dos EUA como moeda própria, mudou para o yuan chinês.

Um ex-economista chefe do Banco Mundial, recentemente, desaconselhou o uso do dólar como moeda de reserva mundial. Ele disse que "o domínio do dólar é a causa raiz da crise financeira e econômica global." Além disso, o Reserva Federal está muito consciente da troca do dólar pelo ouro e que é este voo que faz com que o Fed manipule o preço do ouro, a fim de mantê-lo baixo para ter condições de liberar o metal para o resgate de dívidas.

Beth Monteiro
Fonte: Geab- Global Researh, WSWS,

Nenhum comentário:

Postar um comentário