sexta-feira, 11 de julho de 2014

Conflitos na Palestina

                                                                              por Jéssica Câmara, colaboradora

Breve histórico da questão palestina
A luta entre os dois povos é o principal fator de instabilidade no Oriente Médio.
Os conflitos entre árabes e judeus carregam uma longa história de desavenças religiosas e de disputa de terras. Em 1947 foi criado o Estado de Israel para abrigar judeus que não tinham território até então, a partir dai começaram os conflitos, por árabes e palestinos que prometeram lutar contra a formação do Estado de Israel. Em 1949 aconteceu a guerra islâmica-israelense, Israel vence a guerra e expande seu território. Aconteceram vários outros conflitos armados entre o Estado de Israel e os árabes e palestinos tendo como foco Israel e seu território. Em 1967 há a Guerra dos Seis Dias, onde Israel vence novamente e conquista o deserto do Sinai, a faixa de Gaza (Egito), a Cisjordânia, Jerusalém Oriental (Jordânia) e as colinas do Golã (Síria).Em 1998 teve o Processo de paz, após acordos de paz entre israelenses e palestinos, como o de Oslo e o de Wye Plantation, Israel entregou porções de terra aos palestinos.

Situação atual
O povo palestino vem sofrendo uma campanha genocida de expulsão de suas terras ancestrais. O exército sionista, que já anexou a maior parte da Cisjordânia para Israel, criou na Faixa de Gaza o maior campo de concentração da atualidade, onde sobrevivem mais um milhão e meio palestinos amontoados em um território de apenas 362 km². Expulsos de suas terras, abandonados pelos governos árabes, negados em seus direitos humanos mais básicos, e sob o constante ataque de Israel, o povo palestino não tem opção há não ser resistir.
O mesmo povo que sofreu atrocidades na Segunda Guerra Mundial, onde morreram muitos dos seus, agora faz a mesma coisa com os palestinos. Quando Israel foi criado, como reparação pelo sofrimento do povo judeu nas mãos do Terceiro Reich, uma enxurrada de judeus EUROPEUS armados desembarcou na Palestina, judeus brancos e sem nenhuma ligação com a Palestina a não ser pela mitologia de sua religião. Os palestinos que não eram judeus foram expulsos de suas casas à força de faca e bala, processo que se agravou ao longo da história e continua agora.

A barbárie continua...
A violência teve início no 12 de junho, onde três israelenses foram sequestrados, desde então, cerca de 400 palestinos foram detidos sem acusação, o exército invadiu casas, e o que se viu, em Jerusalém, foi uma verdadeira caçada aos árabes, com palavras de ordem hostis e tentativas de linchamentos.
A situação atual da Faixa de Gaza, infelizmente, é repetida de tempos em tempos. Mas entre um bombardeio e outro, os palestinos sofrem sistematicamente um verdadeiro genocídio. Cisjordânia e Gaza, duas prisões a céu aberto, são territórios em situação de total precariedade.
O estado de Israel promove, lentamente, a limpeza étnica na Palestina. Os bombardeios não cessam, não poupando a vida de inocentes, que nasceram, cresceram e morreram em meio a guerra, sem ver o seu país em paz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário