quinta-feira, 18 de setembro de 2014

FASCISMOS PÓS MODERNOS E AFINS

                                                                                          por Beth Monteiro

O FASCISMO PÓS-MODERNO USA MÁSCARAS DO ANARQUISMO PARA TENTAR DESMORALIZAR A LUTA EM DEFESA DO MEIO-AMBIENTE, DAS MINORIAS E DOS TRABALHADORES
O Nacional-Anarquismo é uma ideologia política radicalmente anticomunista e antiestatista. Propõe um sistema econômico sob um prisma escatológico onde comunidades tribais autônomas seriam amparadas por um elo cultural e floresceriam.
Como o Anarquismo tradicional é contra qualquer tipo de Estado, inclusive o Estado Socialista, os ultraliberais da extrema direita se aproveitaram do conceito para defenderem o ESTADO MÍNIMO e ainda posarem de moderninhos para os mais desinformados. Eles pregam uma economia sem nenhuma interferência estatal, e com isso lavam as mãos em relação aos direitos sociais e trabalhistas que deixariam de ser regulados pelo Estado.
Desta forma, os ANARCOFASCISTAS encontram eco nas PROPOSTAS DE MARINA SILVA porque aparenta aquela coisa MODERNA CONTRA A VELHA POLÍTICA e prega a SUSTENTABILIDADE do capital financeiro e total liberdade para este impor medidas para garantir seus lucros, ficando com as mãos livres para atacar tudo o que seja minimamente regulamentado pelo Estado como direitos trabalhistas; Previdência Social; Saúde; Educação, Moradia etc, sem ter obrigações legais (estatais) com os salários dos trabalhadores, por exemplo.
O NACIONAL-ANARQUISMO vislumbra as hierarquias inerentes ao Estado e ao capitalismo como sendo opressivas e advogam uma ação coletiva (autônoma) nas linhas da identidade nacional. Citam Mikhail Bakunin, Piotr Kropotkin, Pierre-Joseph Proudhon, Leão Tolstoy, Gramsci, Bob Black e John Zerzan, entre muitas outras influências, O QUE É UM TANTO QUANTO CONFUSO, pois a maioria destes pensadores era contra as fronteiras nacionais e defendiam o INTERNACIONALISMO PROLETÁRIO.
E para temperar ainda mais este caldeirão de conceitos desconectados e contraditórios, o neofascismo usa a Ecologia para completar sua sopa envenenada.
O TERMO ECOFASCISMO é uma definição política que associa ambientalismo com o fascismo e que é usado para se referir a elementos específicos de ambientalismo radical - abertamente filiados ao fascismo-, ou semelhanças conceituais com as teorias fascistas.
Geralmente este discurso é muito confuso e cheio de subterfúgio quando utilizado pela TERCEIRA VIA na incorporação da ideologia ambiental. Desta forma tentam apagar ou confundir o debate político sobre o ambientalismo convencional e outras posições ecológicas à esquerda para desacreditarem estes movimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário