sexta-feira, 22 de maio de 2015

Rússia promete ajuda militar ao Iraque

                                                                                                 por Joycemar Tejo


Na busca de suporte internacional na luta contra a organização criminosa ISIS (que, desgraçadamente, se apoderou há pouco da histórica cidade milenar de Palmira, na Síria, como se vê aqui), o governo iraquiano tem estreitado os laços com a Rússia de Putin e Medvedev, conforme pode ser lido no texto abaixo (link original aqui). A Rússia, que já cedera helicópteros Mil Mi-28 às forças iraquianas, promete expandir a cooperação militar, fornecendo armamentos e realizando "todos os esforços" para ajudar o governo iraquiano a fazer retroceder o avanço da organização criminosa, de acordo com as palavras do ministro das relações exteriores russo, Sergei Lavrov.

É evidente para nós que as forças dos EUA/ OTAN, apesar dos ataques aéreos realizados por sua coalizão, pouco fazem para deter o avanço dos criminosos jihadistas. Esse "corpo mole" tem explicação, qual seja, o objetivo imediato de derrubar o governo sírio de Assad, bem como o de manter o terror e o caos na região, principalmente contra as populações xiitas -no poder na Síria, na ramificação alauíta, e majoritária no Iraque-, religiosamente associadas ao Irã. Portanto, Assad e Irã, por serem inimigos declarados do sionismo israelense (no caso do Irã, somemos a firme retórica anti-estadunidense), são o alvo principal das forças imperialistas, que não hesitam em se valer do próprio ISIS contra eles. Lembremos, por oportuno, o verdadeiro boicote que a Turquia de Erdogan, país membro da OTAN, realiza no Curdistão sírio, preferindo que a cidade de Kobane, em sua fronteira, caia diante dos jihadistas -o que felizmente não ocorreu- a ajudar a luta curda. Tal é o papel reacionário da OTAN, um autêntico verdugo dos povos do planeta.


Diante da deslealdade dos "aliados" da OTAN, o governo iraquiano age corretamente ao buscar novos parceiros, no campo militar, econômico e político. Na avaliação de nossa Frente Comunista dos Trabalhadores, a Rússia, especificamente, integra o bloco alternativo internacional que desponta como oposição ao imperialismo ocidental. Nesse sentido, convocamos à FRENTE ÚNICA antiimperialista, em torno de tal eixo alternativo (sem que criemos ilusões com o caráter burguês de seus governos), na resistência contra os EUA e OTAN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário