quarta-feira, 5 de novembro de 2014

CURDISTÃO: VITÓRIA À GUERRA DE RESISTÊNCIA!


Texto traduzido por A NOVA DEMOCRACIA

Vitória à heroica guerra de resistência do povo curdo em Kobani contra o Estado Islâmico!


Declaração do Birô Político do Partido Comunista da Turquia/Marxista-Leninista (TKP/ML) publicada em 10 de outubro de 2014.





As potências imperialistas do USA, Reino Unido e França promoveram, alimentaram e armaram grupos reacionários como a Frente Al Nusra e o EI (Estado Islâmico) afim de combaterem o regime de Assad em seu nome. Só quando se deram conta de que estes grupos não eram capazes de derrotar o regime de Assad, começaram a distanciar-se deles, até que seus interesses no Iraque se viram ameaçados. Agora querem ser vistos como opostos ao EI.

O imperialismo norte-americano criou a Al-Qaeda para combater os russos no Afeganistão, mas quando a Al-Qaeda entrou em contradição com os interesses estadunidenses, eles se voltaram contra. Após a captura de Mosul, no Iraque, pelo EI, compreendendo que sua dominação imperialista se via ameaçada pelo EI, agora, através da Otan, iniciaram uma coalizão internacional contra o EI. A única razão pela qual o Estado turco não queria fazer parte da coalizão internacional se deve a suas estreitas relações com o EI. O mundo inteiro deve saber que a resolução aprovada em 2 de outubro pela Grande Assembleia Nacional Turca não vai contra o EI.

Esta resolução oficial que permite aos soldados turcos ser enviados à Síria e Iraque está, de fato, dirigida contra o povo curdo em Kobani e Rojava (seção da pátria curda na Síria) que declarou a autonomia na região. A resolução oficial permite ao Estado turco criar um bloqueio na fronteira da Síria e declarar uma zona de exclusão aérea. A resolução põe em ênfase, ademais, que na Síria o PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) representa uma séria ameaça, demonstrando claramente o principal objetivo da resolução e as intenções do Estado turco.

O Estado fascista turco tem fomentando os ataques do EI contra Rojava desde 2011. Tem apoiado e fortalecido o EI armando-lhe e sustentando-lhe. Desde que começou seu mais brutal ataque sobre Kobani, o Estado turco tem aumentado seu apoio ao EI. Os funcionários têm confirmado que combatentes feridos do EI tem sido transferidos e tratados em hospitais em Adana e Gaziantep, na Turquia. O Estado turco abriu suas fronteiras ao EI com o fim de que suas forças possam entrar e sair do país com facilidade. Isto se tem visto na Turquia em numerosas ocasiões em transmissões na televisão.

O Estado turco é o padrinho do EI. O Estado turco tem atacado continuamente o povo curdo que trata de ajudar ao povo de Kobani cercado e rodeado pelo EI. Especialmente em Suruc, onde muitos curdos se concentraram durante dias, o exército turco lançou ataques contra as concentrações de curdos usando gás lacrimogêneo e projéteis reais com o objetivo de impedir que qualquer ajuda chegue a Kobani. Por um lado, o Estado turco está anunciando que se encontra em conversações de paz com o PKK, mas por outro lado, quando vê a oportunidade, o declara seu inimigo e o ataca. O Estado turco tem duas caras e continua considerando o povo curdo como seu inimigo.

O povo de Kobani não está só. Não necessita da ajuda das potências imperialistas. Não necessita das armas dos imperialistas. Os combatentes das YPG (“Yekîneyên Parastina Gel” – Unidades de Defesa Popular) e as YPG (Unidades Femininas Especiais das YPG) estão mostrando uma heróica resistência. Sua força é resultado do sólido apoio e recursos proporcionados por seu povo e seus camaradas. Chamamos a todos os povos amantes da liberdade em todas as partes a apoiar e estender a solidariedade com a resistência popular contra o EI em Kobani. Nos unimos em apoio do povo de Kobani e não os deixaremos só. As armas e o armamento pesado nas mãos dos criminosos bandos do EI não significam nada frente à heróica resistência dos combatentes de Kobani. A resoluta e heróica resistência do povo curdo transformará Kobani na tumba do EI. O Estado turco não pode impedí-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário