domingo, 23 de novembro de 2014

Saco cheio da Rede Globo!!!

                                                                                   por Maria Gabriela Saldanha

Saco cheio da Rede Globo. Quero saber quando a gente vai começar a ser mais tiro, porrada e bomba nesse sentido. É muito pouco o que a gente tem feito contra os crimes históricos dos Marinho e contra a violência diária que nos impõem por meio da sua programação. Depois dessa entrevista da Mãe do DG mostrando a forma desrespeitosa e agressiva como foi tratada e dizendo que a Regina Casé chegou a escrever que nunca quis fazer programa de pobre, que foi vontade do Boninho, eu quero saber quem mais tem coragem de defender o Miguel Falabella, o Zorra Total e outras máquinas globais de estereótipos populares. Como se a condução de certos temas pela mídia fosse no máximo um acidente, margem de erro natural ladeando as boas intenções.
Nada é sem querer, é tudo projeto. O Esquenta é um programa que tem a proposta de caricaturar a pobreza pra não permitir que as camadas populares digam quem são; o Jornal Nacional quer exercer essa mesma lógica de representatividade, mas com o Brasil; as novelas criam falsas polêmicas com diversidade sexual para limpar sua heteronormatividade; o BBB parou de chamar pessoas pobres ou fora dos padrões de beleza porque a vitória delas já seria óbvia e ajudava o público a acreditar em vida fora de um universo elitizado; o Amor e Sexo simula alguma liberdade sexual dentro de uma estrutura conservadora, consumista e sexista; o jornalismo pseudo-investigativo do Fantástico dá legitimidade à abordagem tendenciosa dos temas da semana; o Vídeo Show te faz acreditar que os bastidores também têm glamour; a Ana Maria Braga e a Fátima Bernardes têm a missão de manter as famílias e o olhar feminino em seus devidos lugares de despretensão e desmobilização política...
2015 está aí e acho que a pauta das ruas precisa considerar com carinho mais ações diretas contra a emissora. Porque se as redes sociais como nova mídia e ágora garantem o espaço de denúncia, é preciso fazer alguma coisa concreta com isso.
Texto extraído da timeline do facebook da autora

Nenhum comentário:

Postar um comentário