sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Ucrânia hoje

                                 por Beth Monteiro / RPR- Rio de Janeiro


NESTA DISPUTA MORTAL ENTRE OLIGARQUIAS REACIONÁRIAS, RESTA AOS TRABALHADORES DA UCRÂNIA ENCONTRAREM O CAMINHO PARA A REVOLUÇÃO SOCIALISTA

"Os líderes mudam, mudam as regras, e as oligarquias só querem ter certeza se vão manter os seus bens e seus lucros”
Em meio a protestos espalhando ocupações de prédios públicos na Ucrânia, oligarcas empresariais do país se reuniram e pediram ao presidente Viktor Yanukovych para negociar com os líderes da oposição de direita apoiados pela União Europeia (UE) es Estados Unidos.

A maioria das batalhas de rua ao redor da Praça da Independência, como as ocupações das administrações regionais, foram travadas por apenas alguns milhares de manifestantes, mobilizados pelo fascista partido Svoboda e grupos de direita. A CAPACIDADE DESSAS FORÇAS PARA DESESTABILIZAREM A UCRÂNIA ATESTA A IMPOPULARIDADE E A BASE SOCIAL ESTREITA DO REGIME REACIONÁRIO DE YANUKOVYCH.

O Conselho de Ministros se reuniu para discutir a viabilidade de resolver a crise com uma repressão em massa e propôs aumentar o número de tropas de choque em seis vezes, para 30.000, e comprar mais munição para as unidades de polícia (qualquer semelhança com os gastos com a repressão no Brasil, não é mera coincidência: são todos farinha do mesmo saco)

De acordo com a BBC, o Conselho concluiu que, por enquanto, "NINGUÉM SABE ATÉ ONDE VÃO AS SIMPATIAS DE TODOS E DE CADA UM DOS SOLDADOS do país, das tropas do interior e das tropas de choque ... Se as autoridades optam por reprimir, eles podem não ter forças suficientes do seu lado, então, em vez de restaurar a ordem no país, seria muito provável cavarem o fim do Sr. Yanukovych ".

Sob essas condições, UM GRUPO DE OLIGARCAS UCRANIANOS SE REUNIU PARA PEDIR A RECONCILIAÇÃO entre a oposição e o regime. O líder-Rinat Akhmetov- um apoiador Yanukovych e o homem mais rico da Ucrânia- em seguida, emitiu um comunicado no site da sua Capital Management System (SCM) do grupo, pedindo a reconciliação.

O REGIME E A OPOSIÇÃO OBEDECERAM AOS OLIGARCAS. À noite, assessores top de Yanukovych se encontraram com líderes da oposição: Vitali Klitschko do Partido Udar, com o líder do partido Pátria, Arseniy Yatseniuk e com o do Svoboda, Oleh Tyahnibok.
Em declarações ao The Guardian, um dos líderes da oposição, Klitschko, elogiou os oligarcas e vangloriou-se de seus laços estreitos com eles.
Em conversas privadas, todos os oligarcas apoiam a ideia do Estado de Direito", disse ele. "Os líderes mudam, mudam as regras, e as oligarquias só querem ter certeza se vão manter os seus bens. Esta declaração aponta para a agenda anti-trabalhador , tanto da oposição apoiada pelo Ocidente, quanto o regime. Ambos são dedicados a defenderem as oligarquias capitalistas reacionárias que surgiram, pós restauração do capitalismo na URSS em 1991.

O conflito entre Yanukovych e a oposição é apenas sobre geo-estratégia de orientação- se Moscou, ou UE- ou o que melhor preserve de forma mais confiável os "ativos" monopolizados pelos oligarcas.


Fonte:Global Researh

Nenhum comentário:

Postar um comentário