domingo, 12 de maio de 2013

Burocratas petistas implodem greve de professores em SP

                              por Mário Medina
O episódio da briga generalizada que aconteceu na Avenida Paulista na tarde dessa última sexta-feira revela o quanto a burocracia petista da direção majoritária da Apeoesp é pelega e safada, que a Articulação e a casta burocrática da CUT só desejam sua manutenção no poder dos maiores sindicatos e no interior da maior e mais relevante central sindical do país.
A Apeoesp como maior sindicato da América Latina tem uma estrutura gigantesca e todos os meios necessários para reivindicar a pauta dos professores e assim garantir direitos e bem representar a categoria. No entanto, fazem o que de pior poderiam fazer de posse do aparelho do sindicato, deixando de representar minimamente os interesses da categoria, que muito justamente se revoltou com a vergonhosa traição da burocracia petista, que, numa manobra criminosa, decidiu encerrar a greve sem o consentimento da base que queria a continuação da greve, greve esta que apenas chegava ao final de sua segunda semana.
Não fosse o cordão de isolamento que a PM realizou em volta do carro de som do sindicato, os burocratas profissionais sairiam de lá debaixo de muita pancada, apanhariam bastante dos trabalhadores que reivindicam com toda propriedade a continuidade da luta e da resistência frente aos ataques desferidos pelo governo tucano do fascistóide Geraldo Alckmin.
A categoria exige um reajuste salarial de 37% e o governo quer negociar um aumento de apenas 8%,o que nem deverá cobrir a perda inflacionária do período de congelamento dos salários.
Há 20 anos os tucanos estão na gestão do governo estadual e só o que fazem em relação à educação é ampliar a deficiência do setor, sucateando as escolas e defasando os salários dos profissionais, que carecem de infra-estrutura para o exercício de ensino-aprendizagem e já não tem motivação alguma, senão o desejo de uma sociedade mais esclarecida, para continuarem a lecionar em condições precaríssimas de trabalho.
A disposição dos professores em resistir às condições desfavoráveis é heróica e merece a atenção da sociedade na luta pela valorização dos mesmos.
Quanto à burocracia instalada no interior do sindicato que deveria mas que não representa os interesses dos profissionais em educação no estado de São Paulo, esta se encontra mais desgastada que nunca e deverá passar por um período de grande disputa interna no sindicato.
Se o PT entrar no governo do estado nas próximas eleições, o que é bem provável se Lula intervir no processo eleitoral como tem acenado, aí então é que a burocracia petista não lutará por mais nada e se acomodará com uma gestão sua no palácio dos Bandeirantes,o que pode também levar à uma brusca ruptura da base da categoria com o alto escalão da direção do sindicato e uma inversão de poder dentro da estrutura, com mais espaço para Psol e PSTU, entre outras correntes da esquerda.
A TR se coloca à disposição da categoria e dos companheiros sindicalistas combativos e de esquerda na luta por educação e direitos trabalhistas, se solidarizando na reivindicação de um reajuste salarial que valorize a atividade docente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário