sexta-feira, 17 de maio de 2013

Reitoria da Unifesp repudia formalmente processos criminais envolvendo alunos

Carta da Reitoria da Universidade Federal de São Paulo à comunidade acadêmica e à sociedade brasileira
 
A Reitoria da Universidade Federal de São Paulo reitera o seu firme compromisso de realizar uma gestão pautada no diálogo, na democracia e na transparência, cuidando para que seja garantida, a qualquer membro da comunidade acadêmica, a liberdade de expressão, o respeito à diversidade de gênero e sexualidade, à diversidade cultural e às diferenças ideológicas e políticas.
Coerente com esses princípios, a reitoria se mantém aberta ao diálogo e à construção coletiva de propostas e intervenções que contribuam para a realização do compromisso ético de fazer uma gestão pautada na pluralidade de ideias, na busca de consensos e no respeito à diversidade sempre em prol do bem público.
Por isso mesmo, a reitoria manifesta-se contrária a qualquer medida repressiva contra manifestações de membros da comunidade acadêmica. Entendemos ser inaceitável o uso deste tipo de medida na universidade, a exemplo das ocasiões em que houve intervenção da polícia militar (2007, 2008 e 2012). Defendemos que a instauração de processos criminais contra aqueles que lutavam em defesa de reivindicações para a Unifesp como um todo não é o caminho para resolver conflitos de caráter político no âmbito da universidade.
Lembramos, ainda, que a atual reitora e muitos dos que hoje compõem a gestão central da Unifesp repudiaram claramente, em 2012, o recurso à repressão em Guarulhos.
Acreditamos – hoje como ontem - ser justa a luta pelo funcionamento com qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão em todos os campi da Unifesp.
Soraya Soubhi Smaili
Reitora
Valéria Petri
Vice-Reitora

Nenhum comentário:

Postar um comentário