domingo, 16 de março de 2014

A VELHA E GASTA FANTASIA DE OBAMA: USAR AS GRANDES RESERVAS DE PETRÓLEO DOS EUA CONTRA A RÚSSIA

 
Foto tirada durante uma manifestação ocorrida em Bucareste, contra os planos do governo de levar o processo de fratura hidráulica (“fracking“) para a Romênia. Uma semana depois, do outro lado do mundo, ônibus lotados de fazendeiros australianos gritando palavras de ordem circularam pelas ruas de Brisbane para desafiar as companhias de gás que pretendem perfurar suas terras. Na semana seguinte, manifestantes marcharam pela Cidade do Cabo contra o fracking no árido platô de Karoo, na África do Sul. Assim vem sendo a reação contra a disseminação global do fracking na exploração do gás de xisto e outros recursos naturais não convencionais.
De um modo geral, a mídia corporativa vem comprando a ameaça do EUA,  de liberar 5 milhões  de barris da Reserva Estratégica de Petróleo, anunciada  na  quarta-feira,12 de fevereiro. Apesar de toda a propaganda, o mercado reagiu mal ao anúncio: o WTI bruto despencou.

Este meme ridículo ganhou força na última semana com  a  maioria  dos líderes do Partido Republicano, em Washington, sugerindo  furar em todos os lugares, nos Estados Unidos, para começarem  a exportar gás natural para a Europa. 

O resultado desta loucura em busca do gás de xisto exige  que realizem o que se chama de   Fraturamento  hidráulico,ou fracking que é um método de produção de petróleo e gás que envolve a detonação de milhões de litros de água, misturada com areia e produtos químicos tóxicos, sob alta pressão nas profundezas da terra. Fracking rompe as formações rochosas para permitir a extração de petróleo e gás. Mas também polui o meio ambiente local e aumenta o risco de grandes sismos. Isto está causando revolta popular em vários pontos dos EUA.

Esta mesma política foi utilizada em 2011 em  resposta a um apoio coordenado aos  rebeldes na Líbia para compensar a perda de 1 milhão de barris por dia de fornecimento líbio, por causa da guerra /“Revolução”, e também , durante a Tempestade no Deserto, em 1991. 

Presidente Obama  está tentando  dar credibilidade a  ideia  falsa de que  o boom de energia dos EUA pode ser usado para deter a influência russa  em  todos os  antigos satélites, Europa Oriental e UE. O gás natural é o lugar onde a Rússia mantém o seu punho de ferro  em Estados como a Finlândia, Letônia, Polônia, Hungria, Romênia e até mesmo  Turquia, para onde vai a grande maioria do gás natural da Rússia,  com a maior parte fluindo pelos de tubos ucranianos.  Isto proporciona um estrangulamento do fornecimento de energia que nenhuma política pode superar.  Rússia demonstrou sua  capacidade de convencimento, usando a torneira em 2006 e 2009, talvez uma tática mais convincente do que  envio de tropas.

por Beth Monteiro

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário