segunda-feira, 22 de abril de 2013

                            Contra as internações compulsórias na cracolândia!
 
                                                                                   Por Mário Medina

Nessa semana que passou o governador de São Paulo, o tucano e fascistóide Geraldo Alckmin, veio a publico anunciar um programa de internações compulsórias dos viciados que perambulam pela cracolândia, na região do bairro da Luz, no centro da cidade de São Paulo.
O discurso oficial versa sobre o oferecimento de tratamento e resgate das pessoas que ali se encontram. Mas o que o governo de fato pretende com essa medida é realizar uma faxina social, eliminando os indesejados craqueiros que mancham a visão que a elite deseja para a região da Luz.
Há tempos o poder público, em parceria com setores da burguesia que se beneficiariam de uma reordenação territorial, a saber, empreiteiros, investidores imobiliários, etc, tem um projeto de ``revitalização`` e reurbanização da região, denominado Nova Luz. Nessa tentativa o ex-prefeito Kassab chegou a oferecer gratuitamente um terreno da região para a ONG Projeto Lula.
Com o advento de jogos da copa do mundo em São Paulo, a especulação imobiliária na região acelera ainda mais. Há pouco tempo Alckmin e Kassab articularam uma truculenta ação conjunta das polícias militar e civil na tentativa de tirar os viciados das ruas da cracolândia, projeto que acabou frustrado, com os usuários de crack espalhados por diversos bairros adjacentes, formando mini-cracolândias por diversas regiões da cidade.
Pouco tempo depois, há alguns meses atrás, a presidente Dilma deu ordens para que sprays de pimenta e armas de choque fossem utilizadas na repressão aos usuários de cracolândias de todo o Brasil, abrindo ainda mais o leque para os ataques à dignidade e direitos humanos dos dependentes.
Agora a ofensiva é ainda mais aberrante e violenta. A exemplo do Rio, onde as internações compulsórias tem sido, além de um vergonhoso ataque aos direitos humanos, um verdadeiro fracasso, o governo de São Paulo lança mão desse artifício, para numa última tentativa de higienização social, jogar os usuários a força em manicômios.
A verdadeira solução para a drogadição na região passa muito longe do que o governo quer impor com mais essa medida. A verdadeira solução passa por um tratamento humano e decente aos usuários, disponibilizando assistentes sociais e psicólogos para realizarem uma triagem que encaminhe voluntariamente os viciados para tratamentos de excelência na recuperação física e social da dependência química.
Diante da ofensiva repressiva e desumana do governo sobre essa população em alto estado de vulnerabilidade, e de posse de uma análise que diverge diametralmente do enfoque das forças reacionárias acerca do tratamento aos usuários, os militantes da esquerda e dos movimentos sociais conclamam os diversos setores progressistas da sociedade a se manifestarem contra a ação a ser realizada na cracolândia a partir do dia 21 de Janeiro.
Os defensores dos direitos humanos, os setores específicos que lutam pelos direitos políticos desses cidadãos que estão sendo atacados pelo estado, setores anti-manicomiais e diversas organizações sociais devem sair às ruas da cidade para exigir o imediato declínio do projeto de internações compulsórias, que nada mais é que um ato fascista e elitista desse governo maldito, governo que exatamente há um ano atrás promoveu o massacre do Pinheirinho em São José dos Campos, onde lançou sua força armada sobre uma população de esmagadora maioria de mulheres, crianças e idosos.

TR – Tendência Revolucionária / PSOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário