domingo, 18 de maio de 2014

“SE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO AS SEMENTES DO SOCIALISMO EM ALGUM LUGAR NA UCRÂNIA,ELAS ESTÃO NOS MOVIMENTOS NO SUDESTE. “

Para aqueles que não viram o conteúdo progressista e mesmo revolucionário de eventos no Sudeste da Ucrânia, Lênin dirigiu estas palavras: "Imaginar que a revolução social é concebível sem revoltas por pequenas nações nas colônias e na Europa, sem explosões revolucionárias por uma seção da pequena burguesia com todos os seus preconceitos, sem um movimento das massas proletárias e semiproletárias politicamente não-conscientes imaginar ... tudo isso é repudiar revolução social. Assim, as linhas de um exército  em um lugar  diz: "Nós somos pelo  socialismo", e outra, em outro lugar diz: "Nós somos pelo imperialismo", e que vai ser uma revolução social! ... Quem espera uma revolução social 'pura' nunca vai viver para vê-lo. Tal pessoa paga um falatório sobre revolução sem entender o que é revolução...”

UMA CHANCE  SOCIALISTA PARA O  SUDESTE DA UCRÂNIA.

 Por Victor Shapinov, União Borotba (Luta) da Ucrânia

A orientação anticapitalista em grande parte espontânea dos ativistas AntiMaidan que criaram as repúblicas Populares de  Donetsk e Lugansk   não é surpreendente. Os maiores proprietários-oligarcas eram clientes, patrocinadores e os principais "beneficiários" do EuroMaidan. Oligarcas capitalistas como Igor Kolomoysky, Dmytro Firtash, Sergei Taruta e, em menor medida, Rinat Akhmetov, financiaram o  EuroMaidan e o promoveram em seus meios de comunicação. Quando o EuroMaidan ganhou, aqueles que anteriormente governaram  o país indiretamente através da administração de Yanukovych continuaram no controle direto, incluindo compromissos como os governadores de áreas-chave.

Além disso, como se vê, a ajuda da oligarquia não só levou à vitória dos ultranacionalistas e EuroMaidan, mas eles tentaram influenciar o movimento de resistência ao novo governo - o chamado AntiMaidan.
Como Pavel Gubarev, o governador do Povo da região de Donetsk, declarou recentemente que Rinat Akhmetov pagou um número de ativistas AntiMaidan para que eles  silenciassem. "Todas as atividades de Akhmetov foram destinadas a drenar a raiva das pessoas, e tudo acabou bem em Dnepropetrovsk.  O Oligarch Kolomoysky  conseguiu isso porque há um pouco de sentimento pró-ucraniana mais forte do que no Donbass", disse Gubarev em entrevista ao " Rossiyskaya Gazeta ".

A oligarquia patrocinou o desenvolvimento de vários grupos neonazistas e sua união sob a marca "setor direito."  Oligarcas indiretamente financiaram o  líder reconhecido do setor direito, Dmitry Jaros, que disse à imprensa: " Nós não nos importamos se eles (os oligarcas) financiem nosso exército". O  Bilionário Igor Kolomoysky mostrou zelo especial, atendendo ao público das  milícias do Sudeste, oferecendo US $ 10.000 para uma  "sabotador".

Por isso, a própria lógica da luta está empurrando os ativistas do Sudeste para o campo de anticapitalismo. Participei do movimento AntiMaidan em Kharkov e Odessa, eu vi como as massas populares têm  levantado slogans  contra  a oligarquia.

Sergei Kirichuk, um dos líderes do Kharkov AntiMaidan e coordenador do movimento socialista Borotba, também enfatiza a agenda social do movimento do Sudeste: "as pessoas aqui no Sudeste levantam demandas de seus direitos socioeconômicos . Há um componente  antioligárquico, anticapitalista muito sério nestes protestos ", diz Kirichuk, que agora se encontra no exílio.

Caracterizando o financiamento do AntiMaidan, Kirichuk diz:. "O movimento no Sudeste, em seus equipamentos técnicos e de apoio financeiro, não pode ser comparado com o Maidan Victoria Nuland  que disse que os EUA gastou US $ 5 bilhões para" promover a democracia "na  Ucrânia e no leste da Ucrânia. O movimento de protesto não  demonstram possuir um forte apoio financeiro, pelo menos nas cidades onde estavam ativos -.em Kharkov e Odessa -  não tenho visto nenhum financiamento dos russos ou da administração Putin. E no cenário político, não vimos quaisquer pessoas  ajudar ou financiar, este movimento ".
Posso confirmar estas palavras de Sergei: em Kharkov,  produzimos panfletos com o nosso próprio dinheiro, com uma circulação total de cerca de 100.000 cópias. Reunimos pequenas doações privadas. Dez mil cartazes foram colados chamando o boicoteàs eleições marcadas pela junta de Kiev. No monumento a Lenin, havia uma caixa de doações para ajudar os Defensores de Kharkov e os feridos. Os organizadores AntiMaidan usaram o pequeno escritório no porão de Borotba. Isso é tudo  que tivemos para o "financiamento" de AntiMaidan. Não descarto a possibilidade de   alguns bandidos terem  coletado grandes quantidades, usando o nome do movimento, mas entre os  ativistas não vi nada disso.

Gubarev pinta a mesma imagem da Donetsk AntiMaidan: "Na milícia há pessoas diferentes: mineiros e ex-funcionários, anunciantes, meus companheiros ... Mas o que eles têm em comum é que eles são honestos sobre o dinheiro. Eles hipotecaram  sua propriedade,.. tomaram o dinheiro e investiram  no movimento quando tivemos dificuldades financeiras. Eles gastaram seu próprio dinheiro."

Este também é um contraste: de um lado, os militantes ultranacionalistas com grande financiamento  e, de outro, os trabalhadores, estudantes, desempregados e ativistas pobres. Quando os nossos camaradas da Borotba apreenderam documentos setor direito na Administração Estatal Regional Kharkov, entre eles estavam cartões bancários e cheques. Eles testemunharam que um menino da vila, um estudante do Instituto de Educação Física, tinha um valor de US $ 10.000.

Ressalto mais uma vez que não havia slogans antioligárquicos ou mesmo sociais entre os EuroMaidan. Alguns esquerdistas que queriam "estar com as pessoas" e tolamente inocentes passaram entre os EuroMaidan,  foram espancados e expulsos em desgraça pelos ultras que  dominam lá. Esses neonazistas, uma vez viciados em financiamento oligárquico, imediatamente esquecem sua demagogia "anticapitalista”.
Esta união de oligarcas e nazistas vem diretamente das páginas dos livros de história, como o faz a união de slogans antifascistas e anticapitalistas por opositores da junta Kiev.

"O FASCISMO É A DITADURA TERRORISTA ABERTA DOS ELEMENTOS MAIS REACIONÁRIOS, mais chauvinistas, mais imperialistas do capital financeiro ... O fascismo não é um poder supraclasse,  não  é o poder da pequena burguesia e lumpenproletariat sobre o capital financeiro. Fascismo é o poder do capital financeiro. É uma organização de represálias terroristas contra a classe trabalhadora e contra  a seção revolucionária do campesinato e da intelectualidade. Fascismo na política externa é chauvinismo em sua forma mais crua, cultivando ódio xenófobo contra outras nações ", de acordo com a definição clássica do fascismo formulada por Georgi Dimitrov. E o que está acontecendo na Ucrânia de hoje se encaixa totalmente nessa definição.

O proprietário de Privat Kolomoysky é um símbolo vivo do capital financeiro. A violência terrorista dos exércitos privados da Kolomoysky junto de militantes de extrema-direita, foi visto por todos na mídia.
Não é por acaso que os defensores da Maidan demoliram monumentos de Lênin enquanto seus opositores o protegiam. Neste sentido, há uma divisão de classes de profundidade. E se você está procurando as sementes do socialismo em algum lugar na Ucrânia - elas estão nos movimentos no Sudeste.
Claro, Repúblicas Populares  de Donetsk e Lugansk  não serão  socialistas porque, provavelmente, parte das empresas de médio  grande porte  vão manter as suas posições.  Uma tentativa de ocupação poderia não ser aceita, pois seria como  rotular as corporações russas como  "ruins". Mas,  no "fundo", a criação de repúblicas  populares, a experiência da luta de massas antifascista, anti - imperialista e antioligárquica,  sem dúvida, mudou não apenas o Sudeste da Ucrânia, mas também  todo o espaço pós-soviético, para a esquerda.

Para aqueles que não viram o conteúdo progressista e mesmo revolucionário de eventos no Sudeste da Ucrânia, Lênin dirigiu estas palavras: "Imaginar que a revolução social é concebível sem revoltas por pequenas nações nas colônias e na Europa, sem explosões revolucionárias por uma seção da pequena burguesia com todos os seus preconceitos, sem um movimento das massas proletárias e semiproletárias politicamente não-conscientes imaginar ... tudo isso é repudiar revolução social. Assim, as linhas de um exército  em um lugar  diz: "Nós somos pelo  socialismo", e outra, em outro lugar diz: "Nós somos pelo imperialismo", e que vai ser uma revolução social! ... Quem espera uma revolução social 'pura' nunca vai viver para vê-lo. Tal pessoa paga um falatório sobre revolução sem entender o que é revolução...”
"A Revolução Russa de 1905 foi uma revolução democrático-burguesa. Ela consistia de uma série de batalhas em que todas as classes descontentes, grupos e elementos da população participaram. Entre estes, havia massas imbuídas dos preconceitos mais cruéis, com os objetivos mais vagas e a mais fantásticas luta; havia pequenos grupos que aceitaram dinheiro japonês, havia especuladores e aventureiros, etc ...
"A revolução socialista na Europa não pode ser outra coisa senão uma explosão de luta de massas por parte de todos e elementos oprimidos e descontentes diversos. Inevitavelmente, setores da pequena burguesia e dos trabalhadores atrasados ​​irão participar dele, sem essa participação, luta de massas é impossível, sem  o que nenhuma revolução é possível, e assim como, inevitavelmente, eles vão trazer para o movimento , os  seus preconceitos, suas fantasias reacionárias, suas fraquezas e erros."

(De "A discussão da Autodeterminação” resumo, julho de 1916)

Tradução - Greg Butterfield


Nenhum comentário:

Postar um comentário