quinta-feira, 29 de maio de 2014

ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO EUROPEU E O FIASCO DA DEMOCRACIA LÍQUIDA DA ESQUERDA MAIDANISTA

por Beth Monteiro


“O princípio que deve agora estar NA BASE DA NOSSA TÁTICA NÃO É O DE QUAL DOS DOIS IMPERIALISMOS É MAIS VANTAJOSO ajudar agora, mas o princípio de como melhor e mais seguramente assegurar à revolução socialista a possibilidade de se reforçar, ou, PELO MENOS, DE SE MANTER num país até que outros países se lhe juntem. NÓS RECONHECEMOS O DERROTISMO APENAS EM RELAÇÃO À NOSSA PRÓPRIA BURGUESIA IMPERIALISTA...” (V. I. Lênin - 20 de Janeiro de 1918).

SE O RECORDE DE ABSTENÇÃO NO PLEITO PARA O PARLAMENTO EUROPEU, em seu conjunto, já está deixando muitos analistas políticos apreensivos, o grande fiasco que foi a rejeição dos eleitores dos países do Leste Europeu e ex-repúblicas soviéticas, como a Eslováquia, que teve 87% de abstenção, deveria ser um aspecto a ser considerado com um novo olhar pela esquerda maidanista que apoiou o golpe na Ucrânia que depôs um presidente eleito porque este se recusou a assinar um acordo com a União Europeia que significaria o corte de 50% nos salários, aposentadorias e pensões, a demissão de 50 mil funcionários públicos e o aumento de 50% no preço da energia entre outros ataques sem precedentes ao nível de vida dos trabalhadores.

MAS NÃO EXISTEM INDÍCIOS DESTA MUDANÇA DE RUMOS; os mesmos que apoiaram o golpe liderado por nazifascistas, com a cumplicidade aberta dos Estados Unidos, tendo à frente seus mais altos representantes participando com os “revolucionários” nos protestos violentos ,na Praça Maidan, no centro de Kiev, e como timoneiro, George Soros e sua Monsanto, que com seus bilhões de dólares investiu pesado nesta “revolução”, seguem repetindo ad nauseam as frases do megaespeculador Soros, tentando eleger um diabo mor , criando um fascismo pra chamar seu : Putin por defender a “etnia” russa dos ataques do governo golpista e dos nazifascistas na Ucrânia, quando na verdade nem existe uma única etnia na Rússia, trata-se de nacionalidade e dos que falam o idioma russo.

EM UM PAÍS QUE TINHA UM REGIME DEMOCRÁTICO BURGUÊS FORMAL, o que poderia aspirar os que apoiaram aquela “revolução vitoriosa”, no caso de total impossibilidade de os trabalhadores avançarem, naquele momento, para a o socialismo? A DEMOCRACIA LÍQUIDA? Denis Pilas, um dos organizadores da ”Esquerda Maidan”, disse que a esquerda internacional não deve sucumbir a qualquer tipo de geopolítica ou de apoio do imperialismo 'mal menor'. Em vez disso, ele deve fazer campanha contra a política militarista tanto e aventureiro de ambos os EUA e a Rússia. Deve ser um movimento antiguerra genuína, contra uma possível guerra civil na Ucrânia também.

“NEM WASHINGTON NEM MOSCOU” uma expressão muito usada pelos que já fizeram sua opção e não querem assumir. Como dizia Lênin: “... deste ponto de vista, em ambos os casos, NÃO NOS LIVRAREMOS COMPLETAMENTE DE UM OU OUTRO LAÇO IMPERIALISTA, e é evidente que não é possível libertar-se completamente dele sem derrubar o imperialismo mundial. A conclusão correta disto é que, a partir do momento da vitória de um governo socialista num país, é preciso resolver as questões NÃO DO PONTO DE VISTA DA PREFERÊNCIA POR ESTE OU POR AQUELE IMPERIALISMO, mas exclusivamente do ponto de vista das melhores condições para o desenvolvimento e o reforço da revolução socialista que já começou.”

A realidade não pode ser varrida para debaixo do tapete com umas frases de efeito. Gostemos ou não, temos que lidar com ela como se apresenta porque uma análise feita a partir de sentimentos ou de posições previamente introjetados, cedo ou tarde irá cobrar o restabelecimento da verdade, e o preço pode ser muito alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário